QUEM SOMOS NÓS

Minha foto
Somos uma organização marxista revolucionária. Procuramos intervir nas lutas de classes com um programa anticapitalista, com o objetivo de criar o Partido Revolucionário dos Trabalhadores, a seção brasileira de uma nova Internacional Revolucionária. Só com um partido revolucionário, composto em sua maioria por mulheres e negros, é possível lutar pelo governo direto dos trabalhadores, como forma de abrir caminho até o socialismo.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Ato de apoio aos 23 companheiros processados da UFABC


No início de janeiro de 2013, vários trabalhadores do Núcleo de Tecnologia da Informação, da Universidade Federal do ABC se mobilizaram, juntamente com o sindicato, contra a existência de assédio moral na universidade. Após alguns meses de luta, os companheiros obtiveram sua vitória: o coordenador foi exonerado de seu cargo.

Entretanto, a reitoria da UFABC, em uma prática de retaliação contra a organização dos trabalhadores, abriu um processo administrativo contra 18 companheiros que participaram da mobilização. Também encaminhou à Polícia Federal denúncia de "formação de quadrilha". Após alguns meses de um processo no qual a comissão processante negou a oitiva de testemunhas e teve outras práticas que cerceiam a ampla defesa, os trabalhadores estão sendo indiciados. Dos 23 processados, oito estão acusados de insubordinação grave, acusação que pode levar à demissão. Destes, seis são dirigentes sindicais. A reitoria da UFABC hoje sustenta o caso mais grave de prática antissindical entre todas as universidades do país, no berço do sindicalismo brasileiro, em uma universidade criada a partir dos trabalhadores do ABC e de todo o Brasil.

Não vamos ficar calados! Convocamos todos os ativistas, sindicalistas e movimentos a estarem na UFABC, saguão do Bloco A, às 10 horas do dia 09 de janeiro, manifestando-se contra essa postura autoritária da reitoria da UFABC e a favor do direito de livre organização sindical.


Evento do ato no Facebook: 
https://www.facebook.com/events/1424040944498351/


Aqui vai o modelo de moção a ser aprovada em sindicatos, movimentos populares e entidades estudantis


Moção de apoio aos trabalhadores da UFABC

Vimos, pela presente moção, manifestar nosso apoio aos 23 trabalhadores, sendo seis coordenadores sindicais, que estão sofrendo processo administrativo disciplinar na Universidade Federal do ABC (UFABC). Estes trabalhadores estão sendo processados com a finalidade de serem demitidos pelo fato de no início de 2013 terem se organizado, juntamente com o Sindicato (SinTUFABC), solicitando o afastamento do chefe do setor do Núcleo de Tecnologia da Informação que mantinha práticas de assédio moral para com seus subordinados.
A inclusão da coordenação geral do Sindicato no processo administrativo evidencia ainda mais a o ataque à livre organização sindical e a toda a categoria. A comissão do processo administrativo, nomeada pela reitoria, e que parece não conhecer o princípio da imparcialidade e impessoalidade, está indiciando os trabalhadores por motivos que só podem levar a demissão, como “insubordinação grave” e “formação de quadrilha”.
Dos 23 processados, oito estão sendo acusados de insubordinação grave, dentre eles os coordenadores do sindicato, ainda que três deles não fossem, sequer, trabalhadores do referido setor, o que fortalece ainda mais a caracterização de prática antissindical, visto que nenhum sindicato tem relação de subordinação perante a administração da instituição onde atua. Além disso, ações como a colagem de cartazes na universidade ou participação em comissões de mobilização ligadas ao Sindicato não podem ser consideradas crime! Ainda menos o direito do trabalhador em fotografar seu local de trabalho devido a irregularidades e possíveis condições insalubres, ser utilizado como argumento para punir ou acusa-lo de forjar provas.
Hoje, a UFABC, inaugurada no governo Lula, localizada no berço do sindicalismo brasileiro, tem o caso de perseguição sindical mais grave do país! Por isso, reforçamos a necessidade de que este processo administrativo seja arquivado!
A diretoria da entidade __________________, reunida no dia __/__/____, reitera seu apoio aos trabalhadores processados e reafirma a importância da liberdade sindical e direito à livre organização dos trabalhadores. Estaremos reunidos junto aos companheiros da UFABC que estão sendo processados.
Por favor, enviar a moção abaixo para:
Reitoria da Universidade Federal do ABC
Av. dos Estados, nº 5001, Bloco A, Torre 1, 1º andar, CEP ¬ Bairro Bangu ¬ Santo André ¬ SP | CEP 09210¬971
E¬mail: reitoria@ufabc.edu.br
Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do ABC
Av. dos Estados, nº 5001, Bloco B, 11º andar, CEP ¬ Bairro Bangu ¬ Santo André ¬ SP | CEP 09210¬971
E¬mail: contato@sintufabc.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário