QUEM SOMOS NÓS

Minha foto
Somos uma organização marxista revolucionária. Procuramos intervir nas lutas de classes com um programa anticapitalista, com o objetivo de criar o Partido Revolucionário dos Trabalhadores, a seção brasileira de uma nova Internacional Revolucionária. Só com um partido revolucionário, composto em sua maioria por mulheres e negros, é possível lutar pelo governo direto dos trabalhadores, como forma de abrir caminho até o socialismo.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Protestos contra remoções no Rio de Janeiro

Com o recente anúncio da remoção (despejo!) de diversas comunidades pelo Rio de Janeiro, devido às consequencias das fortes chuvas que assolaram a cidade e sua falta de estrutura na semana passada, moradores se mobilziaram e protestaram contra as medidas do Governo.

É importante lembrar que tais remoções não incluem a doação de moradias de qualidade para os moradores das comunidades carentes. E que a esmagadora maioria das pessoas que habitam as favelas e comunidades em áreas de risco localizadas na periferia lá foram parar devido à fatores sociais como a não-integração dos escravos libertados ao mercado de trabalho e a demolição sem planejamento urbano dos cortiços no início do século XX, que fez com que a população pobre ocupasse morros e encostas.

Nós encaramos que é urgente que essas pessoas saiam das áreas de risco em que estão, mas defendemos que o mesmo deve ser feito em conjunto com a doação de casas de qualidade. Caso contrário, a ocupação de prédios abandonados será a única solução viável para evitar mais mortes devido à desabamentos e enchentes!
E, para evitar que o Governo consiga remover as comunidades de um local perigoso para simplesmente jogá-las em outro, os moradores devem se organizar em comitês de bairro e de favelas, para garantir a organização dos trabalhadores no processo de resistência e luta por moradira.

Confira abaixo alguns dos protestos que ocorreram:

http://www.seesp.org.br/site/cotidiano/668-remocoes-no-rio-geram-mais-protestos-contra-ausencia-do-estado-.html

http://g1.globo.com/videos/chuvasnorio/v/protesto-dos-moradores-de-vargens-grande-e-pequena/1243377

http://g1.globo.com/videos/chuvasnorio/v/moradores-de-vargem-pequena-fazem-protesto/1243524

Nenhum comentário:

Postar um comentário