QUEM SOMOS NÓS

Minha foto
Somos uma organização marxista revolucionária. Procuramos intervir nas lutas de classes com um programa anticapitalista, com o objetivo de criar o Partido Revolucionário dos Trabalhadores, a seção brasileira de uma nova Internacional Revolucionária. Só com um partido revolucionário, composto em sua maioria por mulheres e negros, é possível lutar pelo governo direto dos trabalhadores, como forma de abrir caminho até o socialismo.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Movimento Sem-teto Carioca: a unificação é a única solução!

Em dezembro de 2009 ocorreu o IV Congresso da Frente Internacionalista dos Sem-Teto (FIST). Muitos companheiros de outras organizações alegavam ser impossível trabalhar em conjunto com a “direção” dessa organização.

Nós do Coletivo Lênin intervimos em cada espaço desse Congresso usando como plataforma a nossa tese (disponível no site e no blog do Coletivo). Fizemos diversas críticas aos companheiros que hoje lideram a FIST e conseguimos que a Plenária Final aprovasse um Documento Político que abraçasse diversas propostas feitas por nós. Entre tais propostas está a de criar uma direção de verdade para a FIST, composta apenas por representantes das ocupações filiadas à organização. Além desse grande avanço, também conseguimos aprovar a importante proposta de unificação do movimento sem-teto.

Nós defendemos a criação de uma entidade plural e democrática, que reúna todas as organizações que hoje atuam no movimento sem-teto do Rio de Janeiro. Para nós essa é a única maneira de enfrentar o avanço da política de criminalização e de extermínio da população negra e pobre (sejam moradores de rua, favelas ou ocupações). Mas nós sabemos que isso ainda está longe de se tornar realidade, já que essas organizações têm entre si rixas de longa data, muitas delas pessoais. Por isso nossa proposta no IV Congresso da FIST foi a de criar em 2010 um comitê de unificação.

Achamos que a FIST deve encabeçar ao longo do ano uma forte campanha entre os sem-teto do Rio e suas diversas organizações (ex-FLP, ex-MCL da baixada, MTD, MNLN, etc.) mostrando que o único caminho possível para evitar a onda de despejos que se aproxima é estarmos todos de braços dados na luta. E defendemos que o primeiro passo para a unificação deve ser a criação de um comitê que conte com a presença de representantes de cada uma dessas organizações e que seja responsável por organizar um calendário unificado de lutas. Apenas através da ação mostraremos para os companheiros que hoje acham impossível unificar o movimento sem-teto que isso não só possível como também extremamente necessário.

- Pela criação de um Comitê de Unificação, composto por representantes de todas as oganziações de sem-teto do Rio de Janeiro!
- Pela construção de uma entidade plural e democrática, capas de ser um instrumento de mobilização permanente!
- Pela união dos sem-teto com o movimento sindical na campanha pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários, para combater o desemprego!
- Por um movimento sem-teto que vá além das demandas imediatas por moradia e se torne um pilar da luta contra o sistema capitalista!


Se você concorda com nossas críticas e propostas, junte-se a nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário